Logística reversa: O que é e para que serve?

Entenda a importância de ter um sistema de conferência e ajuste de quebras conectado ao seu fluxo de estoque

A logística reversa, procedimento caracterizado por um conjunto de práticas e meios destinados a viabilizar a coleta e restituição de materiais, é utilizada na locação para eventos para reaproveitamento dos mesmos em novas contratações.

De um modo geral ela é relacionada a um fator de conservação do meio ambiente. Isto é porque empresas com materiais que possam de alguma forma danificar o meio ambiente devem, por disposições legais, separar de forma diferenciada a produção residual e, quando possível, reciclar os produtos.

Neste artigo, porém, ressaltamos a importância dessa constatação. Descreveremos, de forma focada, como a logística reversa pode ser pensada de modo a ter um maior controle de seu estoque e agilizar a disponibilidade de materiais de qualidade para suas locações relacionadas a eventos.

Como funciona na prática?

De modo a organizar o processo de distribuição e coleta, as locadoras de materiais para eventos, sejam de maior ou menor porte, devem efetuar uma auditoria diária -ou pelo menos em cada recebimento- dos materiais que são oferecidos.

Essas ações requerem uma mecanização de fornecimento de parâmetros, tais como o funcionário que fez a entrega, a quantidade e qualidade de produtos que ficaram com o cliente e a pessoa que conferiu com o cliente o estado dos materiais locados, entre outros.

Isto permite uma maior previsibilidade do fluxo do estoque, já que nos dá a possibilidade de reservar com antecedência os materiais por espaços de tempo predefinidos, assim como fazer orçamentos, podendo prometer resultados em base a um controle detalhado.

Para executar esse controle, é importante que entendamos que existem neste processo duas fases da logística: a de portas para fora e a de portas para dentro.

Logística de portas para fora (Entrega/Coleta)

 Tanto na hora de entregar como na de receber materiais em locações, alguns detalhes devem ser registrados para evitar erros de comunicação, serviços mal feitos ou percalços com o nosso cliente:

  • Nem sempre todos os materiais são entregues para o cliente. Em alguns casos, o contratante pediu mais material do que precisava ou até, em casos diferenciados, alguma porção do material não pôde ser entregue (Um sofá que não coube no elevador, por exemplo).
  • Em certas ocasiões, é possível entregar um material que não está em seu melhor estado, mas que ainda é útil. É importante registrar que esse material foi oferecido nessas condições e aceitado do mesmo jeito.
  • Alguns itens podem experimentar quebras, alterações ou até perdas no transporte. É fundamental que esses eventos sejam documentados e informados a todas as partes, para manter um relacionamento saudável com o cliente.
  • Várias locadoras possuem uma seleção de itens que são sujeitos a cobrança diferenciada (à parte) e outros materiais que não requerem devolução (de um só uso ou perecível).

 Essas considerações marcarão a diferença entre um sistema logístico que agilize seus processos e um que os desorganize ou os execute de forma medíocre, passando por altos detalhes importantes para seu cliente e para você.

Logística de portas para dentro (logística reversa) 

Como explicamos na introdução, em um contexto geral, a logística reversa é um sistema pensado para empresas que fabricam ou trabalham com materiais que podem ser prejudiciais para o meio ambiente, que precisam de um método único de descarte e isolamento dos mesmos.

Porém, ele pode ser aplicado a setores de locação, já que os produtos na grande totalidade são reutilizados, na maioria dos casos, repetidas vezes.

Analogamente, as locadoras devem separar em cada coleta, todos aqueles materiais que serão reservados para um novo serviço, os que serão descartados e substituídos por avarias ou quebras e os que serão armazenados em lotes de ofertas novamente.

Esse processo deve ser executado em cada recebimento ou, como pouco, uma vez por dia. Desta forma, o trabalho não se acumulará e não se tornará pesado demais: Quando o volume é alto, a execução costuma sofrer reduções na qualidade.

Com um sistema logístico otimizado, a empresa alimentará a habilidade de fazer orçamentos confiáveis, com prazos mais flexíveis e bem definidos, além de possibilitar a criação de ofertas responsivas, ou seja, que sejam modificadas em base a uma noção real do fluxo de estoque.

Nisto radica a importância de ter um sistema de logística reversa e entender ele como uma fase do processo para obter a previsibilidade que faz as empresas de locação para eventos terem ciclos de vida ótimos, com clientes realmente satisfeitos e reincidentes.

Com isso você já aprendeu para que serve a logística reversa, agora veja nosso outro post sobre como aplicar esse conhecimento no BestLOC:

Como controlar o fluxo de estoque no BestLOC

Agora que você leu este artigo e entendeu um pouco mais sobre o assunto abordado, o que acha de deixar um comentário com sua opinião? Nos diga o que acha dessa dica e como você aplica na sua empresa. Tenho certeza que seu comentário pode servir para outras pessoas também. 

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