Aprenda a criar produtos “curinga” para pedidos específicos com sublocação
Empresas locadoras comumente fazem uso de produtos, serviços ou até mão de obra de terceiros, geralmente de outras empresas do mesmo setor. Para isso, uma exceção é criada e deve ser especificada para o cliente.
Essa operação é realizada atribuindo a esse item a propriedade de “curinga”, ou seja, registrando-o como parte do orçamento ou pedido, mas só de forma temporária e especificando que o mesmo não pertence ao acervo próprio.
Este exemplo mostra como deve estar cadastrado o item ou material. Observe que o valor de locação e valor de reposição não estão definidos aqui no cadastro. Outra informação essencial é a atribuição do material de terceiros ao setor de separação.
Navegue no menu principal do BestLOC pelo caminho Opções/Módulos > Itens para abrir a janela a seguir:
No canto superior direito, clicaremos no botão de menu com a legenda ‘+’ em cor verde para incluir um novo cadastro. Seguidamente, à esquerda, embaixo do botão de Dados de identificação, nos campos titulados com a etiqueta Produto, clicaremos no botão com os três pontos (‘…’), que nos permitirá definir um nome para o novo objeto e ativá-lo para uso em nossos orçamentos e pedidos.
Deveremos memorizar o código atribuído a ele, que encontraremos na barra laranja na parte superior (ID: 551 no exemplo). O resto dos campos da mesma linha devem ser preenchidos (Especificação, Material, Marca, Cor, Dimensão e Descrição Complementar), assim como os dois quadros de Descrição no lado esquerdo do formulário.
Embaixo deles, nos campos com legenda Setor/Separação, definiremos a etiqueta que registrará o produto efetivamente como externo a nosso acervo. Selecionaremos no menu extensível a opção MATERIAL DE TERCEIROS.
Após isso, repare que o preço do item é zero. Isto é porque, em situações de sublocação, você pode ou não ter predefinido com seu parceiro um valor para a inclusão do mesmo na locação. Se você efetivamente definiu, clique no botão preços no canto inferior esquerdo da janela e preencha os campos do formulário editável que aparecerá.
Se você não sabe ainda o preço ou tem total liberdade de modifica-lo quando quiser (ou no momento do orçamento/reserva), deixe o preço sem modificar aqui, depois terá como editá-lo.
Concluídas estas operações, clicaremos no botão de confirmação verde no canto superior direito da janela em uso.
Agora, vamos utilizá-lo. Siga o caminho Opções/Módulos > Orçamentos/Pedidos > Manutenção de Orçamentos/Pedidos:
Procure pelo objeto cadastrado e inclua-o na lista. Se você ainda não aprendeu a fazer um orçamento/reserva, confira nosso post Como fazer um bom orçamento e reserva no BestLOC.
Caso você não tenha definido um preço no cadastramento do item, o valor unitário e o valor de reposição estarão zerados. Agora basta colocar o preço desejado para esta negociação.
Em modo de edição do pedido (^), adicione os valores negociados:
Pressione enter no valor de locação para abrir a janela de edição:
Verifique agora que o item avulso está com o valor definido. Após isso pode continuar a realizar o seu orçamento/pedido. Para um próximo orçamento, basta repetir o processo com este item, ou cadastrar um novo com as mesmas especificações.
Agora que você leu este artigo e entendeu um pouco mais sobre o assunto abordado, clique no botão abaixo “create your own review” e deixe sua avaliação, ela é muito importante para nós.
Continua com dúvidas? Para você que já é nosso cliente e utiliza nosso software, entre em contato conosco para mais informações.
Se você ainda não possui nosso produto e tem interesse em adquirir, clique aqui para agendar uma demonstração gratuita.