Como usar relatórios para fazer um seguimento de seus orçamentos e reservas no BestLOC

Aprenda a fazer um controle do fluxo de pedidos e orçamentos efetuados por seus clientes para definir sua posição na jornada de decisão

Ao falar com o cliente, o atendente de uma locadora de materiais para eventos deve adquirir todas as informações possíveis durante o atendimento. Como visto no arquivo Como fazer um bom orçamento e reserva no BestLOC, nosso sistema registra ao detalhe todos esses parâmetros, desde a data de entrega de materiais até a coleta, passando pela verificação de estoque e previsibilidade de disposição. Veja a seguir como e onde nossa ferramenta gera os relatórios que o auxiliarão na hora de atender de forma personalizada clientes reincidentes:

Acesse no BestLOC o caminho Relatórios > Vendas (Orçamentos/Pedidos), conforme a imagem:

Entre as opções na janela obtida, podemos separar quatro tipos de filtros: Tipo de relatório, filtro por datas, pela situação da solicitação e pelos implicados no atendimento.

passo a passo para vendar e orçamentos

  1. Tipo de relatório

Neste primeiro momento, o usuário escolherá o tipo de dados que desejará obter como retorno da consulta, ou seja, o tipo de relatório que espera receber entre as duas opções:

  • Relatório de vendas (pedidos/orçamentos): Mostrará ao atendente uma lista de todos os orçamentos e pedidos que um cliente já fez, separados por data do atendimento, data de entrega e coleta, valor orçado, e a situação do processo (orçamento, pedido/reserva…);
  • Análise de itens (pedidos/orçamentos): aqui você poderá ver um registro dos produtos que foram solicitados, com informações sobre o vendedor, o cliente e o preço de todos os detalhes incluídos nas locações. Fazendo clique no nome de um cliente, obteremos uma lista de todos os objetos que foram reservados ou orçados.
  1. Filtro por data

Neste filtro definiremos as datas a serem analisadas e mostradas no relatório. Poderemos delimitar a nossa busca por:

  • Entregas desde uma data específica;
  • Entregas até uma data específica;
  • Coletas desde uma data específica;
  • Coletas até uma data específica;
  • Orçamentos desde uma data específica;
  • Orçamentos até uma data específica;
  • Pedidos/Confirmações desde uma data específica;
  • Pedidos/Confirmações até uma data específica.
  1. Situação da solicitação

O BestLOC dispõe de diversas fases de negociação de um contrato de locação registradas em seus procedimentos, permitindo um controle rigoroso de todos os passos seguidos na tomada de decisão do cliente, assim como os processos de separação, entrega e coleta.

Neste filtro é possível diferenciar as solicitações segundo sua situação, o seu status e a situação dos contratos definidos na negociação. Selecione somente as condições que quiser e desmarque aquelas que atrapalhem sua pesquisa.

  1. Implicados no atendimento

Note que, por via de regra, um cliente, em dias diferentes, pode ser atendido por diferentes pessoas, porém, só uma será atribuída como vendedora. No último filtro você será capaz de separar os pedidos por clientes, vendedores e atendentes, assim como pelo setor de estoque ao qual pertencem os itens estudados. Neste quadro de filtro serão incluídos também produtos sublocados, em seu grupo de estoque configurado no sistema.

A seguir, por ordem, observe os relatórios de exemplo gerados para esta postagem: O Relatório de vendas (pedidos/orçamentos) e a Análise de itens (pedidos/orçamentos);

passo a passo para vendas e orçamentos

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Agora que você leu este artigo e entendeu um pouco mais sobre o assunto abordado, o que acha de deixar um comentário com sua opinião? Nos diga o que acha dessa dica e como você aplica na sua empresa. Tenho certeza que seu comentário pode servir para outras pessoas também. 

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