Porque cadastrar clientes e obter informações jurídicas é essencial para seu negócio?
Para empresas que alugam serviços e produtos, é de extrema importância ter seu clientes identificados, já seja os habituais ou os recém adquiridos. A forma mais confiável hoje em dia de fazer isso é registrar como pessoas físicas ou pessoas jurídicas. Confira a seguir 5 dos motivos mais relevantes:
- Registro único e intransferível
Quando um serviço é contratado, a primeira condição é a existência de um contratante, diferenciado de qualquer outro, com a exclusividade de aquisição. Isto é para evitar confusões entre duas pessoas com o mesmo nome, ou duas organizações de características similares. Com o CPF e o CNPJ a pessoa e a empresa, respectivamente, adquirem um registro único e intransferível.
- Histórico econômico
Se o serviço ou produto será pago em várias vezes, a prestadora vai querer conhecer o histórico econômico do contratante, para identificar possíveis dívidas ou, pelo contrário, confirmar a seriedade do cliente. Por outro lado, para clientes habituais, sistemas de promoções e descontos especiais decorrentes da frequência do contratador podem estar conectados à sua conta.
- Segmentação de ofertas
Quando cadastramos nossos clientes com diferentes tipos de identidade, podemos também separar quais deles receberão um determinado tipo de oferta ou como iniciar o atendimento em base às informações que já temos deles. Como mencionado no tópico 2, para clientes habituais podem ser configurados descontos e promoções especiais, mas para clientes externos podem ser configurados pacotes ou serviços relacionados com o consumo em seu dia a dia.
- Organização cadastral
Relacionada à anterior, esta vantagem tem a ver com ter diferenciado em nosso sistema logístico cada cliente por sua identidade legal. Isto nos permitirá também traçar uma rota de lucro desde cada tipo de cliente: a final de contas, uma empresa e uma pessoa individual, geralmente, não gastarão a mesma quantidade de dinheiro ou não contratarão o mesmo tipo de pacotes ou com a mesma frequência.
- Rastreamento de dívidas
Em casos onde o cliente, pelo motivo que for, não pagar pelo seu serviço ou deixar valores sem liquidar, sua empresa terá o registro ideal para procura-lo ou encaminhar a dívida por órgãos especificamente dedicados a isso, para se assegurar que você tem menos chances de perder o seu dinheiro.
Agora você entendeu a importância de separar as pessoas pelo seu cadastro legal. Além de diferenciar o porte de seu cliente ou o tipo, sua empresa terá a possibilidade de oferecer um determinado tipo de oferta ou orçamento diferenciado com a tranquilidade de saber com quem está falando e com a garantia de oferecer um atendimento personalizado.
Na ACP Sistemas entendemos a importância desse fato, por isso nosso software possui a funcionalidade que vai auxiliá-lo no cadastramento e manipulação desses dados. Confira nosso artigo:
Como cadastrar clientes como pessoas físicas ou pessoas jurídicas no BestLOC
Agora que você leu este artigo e entendeu um pouco mais sobre o assunto abordado, clique no botão abaixo “create your own review” e deixe sua avaliação, ela é muito importante para nós.
Continua com dúvidas? Para você que já é nosso cliente e utiliza nosso software, entre em contato conosco para mais informações.
Se você ainda não possui nosso produto e tem interesse em adquirir, clique aqui para agendar uma demonstração gratuita.
