Entendendo sobre devolução de material e geração de crédito para o cliente
Em algumas negociações fechadas de locação de materiais para eventos, na hora da coleta, o cliente é debitado por perca ou avaria dos itens locados.
Em situações como esta, é comum que, por exemplo, o cliente encontre o objeto extraviado e o devolva; em outras ocasiões é provável que o cliente pague um valor maior pelo serviço do qual usufruiu.
Veja a seguir como efetuar as operações de devolução de material e geração de crédito no BestLOC:
Quando o cliente devolve um material após a coleta/reposição
O processo de geração de crédito por conta de devoluções de material após a coleta é automático em nosso sistema. Basta acessar o caminho Opções/Módulos > Estoque > Devolução de materiais e proceder com um novo lançamento.
Nesta opção, à medida que você preenche o formulário, o sistema localiza as informações pertinentes e disponibiliza o processo da devolução.
Ao término do lançamento, o sistema devolve o material ao estoque e gera, consequentemente, o crédito ao cliente. A partir daí a empresa só precisará usá-lo para quitar as contas do beneficiado.
Isto também é fácil e quase automático, pois sempre que um lançamento é quitado em contas a receber, o sistema identifica se o cliente tem crédito e disponibiliza a possibilidade de abatimento.
É importante nestes casos identificar o valor recebido como o crédito do cliente. Por exemplo:
- Se o cliente tiver um crédito de R$ 500,00 e o valor que está sendo recebido é menor (R$ 100,00 por exemplo), fracione o crédito em duas parcelas 100,00 + 400,00, e abata o valor recebido do crédito de 100,00. Se o valor que está sendo recebido é maior do que o crédito, selecione a opção considerar valor diferente do crédito para que o sistema consiga fracionar automaticamente o recebimento.
Quando o cliente paga um valor maior que o previsto
Em algumas ocasiões é provável que o cliente pague um valor maior pelo serviço do qual usufruiu. Isso é porque em muitas locações o cliente pede mais quantidade da necessária de um determinado material ou grupo de materiais que, no fim das contas, não termina usando.
Em outras o cliente pode decidir desistir de parte do material, inclusive antes da data do evento.
Quando isto acontece, você irá verificar em contas a receber um valor negativo. Este valor negativo indica que o cliente pagou mais do que deveria, portanto, é possível transformar este pagamento em um crédito.
Para isto, clique com o botão direito sobre a parcela negativa (contas a receber) e selecione a respectiva opção.
Este procedimento é necessário porque, em alguns casos, o pagamento realizado é maior, o que resulta em uma parcela negativa ocorrente antes do fechamento de evento, e neste caso como o cliente pode ter que pagar algum valor por conta de avarias/reposição, achamos mais interessante aguardar o lançamento/fechamento da posição final para decidir sobre o crédito.
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